terça-feira, 23 de agosto de 2011

NOSSOS PROJETOS


JUSTIFICATIVA
     A escola de ensino fundamental “Rosaura Mourão da Rocha” na busca de ampliar experiência de leitura e escrita com os alunos de 1º ao 9º ano, uma vez que uma boa parte apenas decodifica sinais gráficos. Resolve propor à comunidade escolar as mais variadas formas de explorações textuais na relação ensino e aprendizagem como instrumento de apoio a tecnologia do futuro. Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar e apresenta na escola, dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se então, necessária a realização de um trabalho que desperte o gosto a hábito da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e a realização individual do educado.
     Considerando essa realidade, o Projeto de Leitura e Escrita - Resgatando o prazer de ler foi elaborado, visando oferecer aos alunos oportunidades de melhor desenvolver sua competência de leitura e escrita, pois o cidadão ativo e consciente certamente é aquele que melhor consegue realizar uma leitura de mundo que o possibilite tornar-se um agente transformador, construtor da própria história.


JUSTIFICATIVA
     Ultimamente muito se discute sobre a necessidade de melhorar o ensino de Matemática no Brasil. Mas para que o ensino da Matemática melhore é fundamental que mude a maneira como é apresentada aos alunos e com isso será possível mudar a mentalidade que muitas pessoas têm a respeito dessa ciência, pois até hoje é vista por muitos alunos como uma matéria difícil, impossível de ser aprendida, mas tudo isso é em conseqüência da forma pela qual é apresentada.
     Ser matematicamente competente para enfrentar o mundo exige muito mais do que os alunos demonstrarem conhecer, e as escolas têm a função de ajudar as crianças a desenvolver as competências necessárias para viver com dignidade o século XXI.
O trabalho com a Matemática precisa ser desenvolvido pelo professor no sentido de estabelecer relações com a vida das crianças, com os momentos de brincar, de atravessar a rua, de fazer uma pipa, de planejar uma festinha com os amigos, de dividir um chocolate, de ajudar a arrumar a mesa para o almoço, enfim, mas situações em que as crianças vivam, pensem, relacionem e calculem, contextualizando e significando as idéias e os conceitos que a Matemática apresenta.



JUSTIFICATICA
     O meio ambiente tem sofrido, ao longo do tempo, uma série de agressões, que implicam em sua degradação, e isso altera não apenas as condições climáticas, mas também ataca o meio ambiente de modo geral, poluindo-o de diversas formas, provocando alterações adversas de suas características, o que tem causado muitas preocupações, tendo em vista o desequilíbrio ecológico cada vez mais acentuado.
     Pelo exposto, faz-se necessário, criarmos meios de desenvolver uma consciência crítica em relação às questões ambientais. Nisto consiste a principal meta de nosso trabalho, que vai muito além de buscar conhecer apenas teoricamente os problemas ambientais, bem como suas causas e conseqüências, e sim promover atitudes de combate à degradação ambiental e propor soluções coerentes e aplicáveis aos problemas detectados.
     Neste sentido, nosso projeto deixa de ser apenas uma atividades isolada em prol de uma causa e passa a ser uma ação coletiva coma finalidade de discutir e encontrar meios adequados que possibilitem o desencadeamento de atividades voltadas para a solução dos problemas ambientais, promovendo uma maior conscientização sobre a realidade atual, de modo que possa contribuir com a melhoria da qualidade de vida.




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