sábado, 23 de abril de 2011

98 ANOS. PARABÉNS A TODOS OS TARAUACAENSE.

História

O município de Tarauacá originou-se do seringal Foz do Murú que foi criado na confluência do rio Tarauacá com o rio Murú, transformando-se em povoado com o passar do tempo. Fundado em 1º de outubro de 1907, por Antônio Antunes de Alencar, o povoado foi transformado em vila e batizado de Seabra. Obteve sua autonomia através do Decreto Federal nº 9.831 de 23 de outubro de 1912, tornando-se, então, município.
Tarauacá é conhecido como a terra do abacaxi gigante. Esse fruto chega a pesar em torno de 15 kg, fato que provoca grande admiração nos visitantes. A cidade é dotada de razoável infra-estrutura turística, conta com hospedarias, bares, hotéis e restaurantes onde sempre se encontram pratos à base de peixes nobres da Região, dentre outras especialidades.


Geografia

Limita-se ao norte com o estado do Amazonas; ao sul, com o município de Jordão; a leste, com o município de Feijó; a oeste, com os municípios de Cruzeiro do Sul e Porto Walter e a sudoeste, com o município de Marechal Taumaturgo. Tarauacá é o segundo município do Acre em concentração de Terras Indígenas. São oito áreas, que equivalem a 9,8% do total deste município. Esses povos vivem em 30 aldeias, com aproximadamente 1.639 pessoas.
A cidade de Tarauacá é banhada pelo rio do mesmo nome, que no verão, é margeado por quilômetros de praias de areias brancas e finas. O rio serve de opção nos finais de semana à centenas de banhistas, que procuram suas águas no afã de refrescar-se do forte calor da época.
Área
Área 16.120,5 km², eqüivalendo a 35,40% da sua microregião e 10,53% da área total do Estado, possuindo, entre os demais municípios, a terceira maior área territorial.
População
Segundo dados de 2007, possuí 32.171 habitantes, na proporção de 51,62% urbana, cerca de 16.608 pessoas; e 48,38% rural, cerca de 15.563 pessoas.
Sua densidade demográfica é de 1,48 hab/km².


Economia

A base econômica do município fundamenta-se na agricultura, pecuária, pesca e no extrativismo de borracha e madeira, para exportação. Conta ainda, com pequenas indústrias de móveis, cerâmicas e artefatos de cimento, mas a base da econômia ainda é o funcionalismo público, mas ano após ano, a participação deste diminui na composição econômica.
Composição econômica de Tarauacá [6]
Serviços
66,5%
Agropecuária
24,7%
Indústria
8,8%


Infraestrutura

Dispõe de correios, bancos (Brasil, Caixa e Amazonia), rede de celulares de diversas operadoras, internet ADSL, rádio, uma emissora de televisão por satélite, centros de saúde e um hospital além de contar periodicamente, com atendimento feito pelo barco-hospital da Secretaria de Saúde do Estado.
O município sofre isolamento por causa das precárias condições da BR-364. A maior parte de suas relações econômicas dão-se com o município de Feijó, que devido a sua relativa proximidade, cerca de 48 Km, quando não com este, seu comércio é pelo âmbito fluvial, que por sua vez, é sazonal, devido a variação do nível das águas do Rio Tarauacá. O meio de acesso mais efetivo é o aéreo, devido a dependencia da cidade deste meio, na cidade localiza-se o 3º mais movimentado aeroporto do Acre, o Aeroporto de Tarauacá.

Nenhum comentário: